Ordem Nazarena
Foto Prédio da Sede Administrativa da ESEA em Araguaína
Nova Sede Administrativa da ESEA
em ARAGUAÍNA - TO

Fundada em 1997 a ORDEM NAZARENA é uma organização cristã, educacional e social, formada por leigos, diáconos, presbíteros e bispos de origem CRISTÃ ORTODOXA, que tem como alvo principal a evangelização de todos os povos, e que se propõe, através da sua ESCOLA DE FORMAÇÃO EM AREAS AFINS, a preparar futuros obreiros do evangelho, estudantes universitários. Profissionais de nível superiores e sacerdotes de um modo geral para atividades ACADEMICAS e ou, de EVANGELIZADORES. Está aberto também a professores de seminários e institutos bíblicos que desejam uma complementação em teologia e pós-graduação nas áreas afins através dos convênios já firmados com os grandes faculdades e centros universitários.

sede_antiga_da_esea
Prédio da ESEA Núcleo I em Araguaína-TO


Desde sua fundação, a ORDEM NAZARENA procura contribuir para a reflexão educacional de um modo geral, evangelizadora e a conscientização e participação missionária das igrejas cristã no contesto desta sociedade para uma transformação espiritual e educacional deste povo para Deus. A primeira se tem feito através da produção de apostilas, de dar aulas para o preparo missionário e segundo é prepara profissionais de áreas afins do conhecimento para o mercado de trabalho.

 

NOSSA POSTURA TEOLÓGICA

Unidade na Diversidade
Devido especialmente à compreensão singular da nossa missão como instituição, o treinamento a nível superior e de pós-graduação para ministérios transculturais e para a evangelização mundial, tanto os membros da diretoria quanto os docentes da Ordem Nazarena apresentam um alto grau de congruência teológica e educacional. Esta unidade teológica é ilustrada pelo que temos em comum:

  • Crença na plena autoridade e inspiração do Velho e do Novo Testamento
  • Preocupação com a justiça e retidão individual e coletiva da igreja de Jesus Cristo.

Nossas poucas diferenças percebidas se referem mais à estratégia e à tática do que à teologia. Devido ao nosso enfoque especificamente evangelizador e missiológico, estas diferenças são mais aparentes em duas áreas:

1A primeira é nossa avaliação e entendimento do relacionamento com instituições ecumênicas e com as Igrejas Católicas e Cristãs. Nossas opiniões variam da reprovação e portanto não-participação até uma aprovação reservada e cooperação em áreas limitadas. De fato, a ORDEM NAZARENA não é afiliada a nenhuma instituição ecumênica.

2A segunda é nossa compreensão da natureza de missões em relação à tensão entre "evangelização / implantação de igrejas" e "envolvimento social". Por um lado, alguns acreditam que o verdadeiro sentido de missões deveria ser entendido como evangelização e estabelecimento de igrejas, independente do fato de que o envolvimento social é importante. Neste caso, evangelização e estabelecimento de igrejas têm prioridade óbvia e ontológica sobre o envolvimento social, embora este último seja entusiasticamente apoiado e promovido. Ainda neste sentido, posições políticas, especialmente partidárias, não deveriam ser assumidas publicamente por sacerdotes e muito menos pela igreja, a não ser em casos extremos, de modo a evitar divisões por partidarismo.

Por outro lado, alguns não se contentam com a exclusão do envolvimento social como parte da essência de evangelização e missões, e embora tenham como alvo à evangelização, na prática concreta de missões, acredita que o envolvimento social pode ser não apenas uma conseqüência da evangelização, mas em algumas circunstâncias, um meio pelo qual o evangelho é revelado de maneira efetiva. Neste caso, embora se reconheçam os perigos e a delicadeza de posições ideológicas e políticas, tais posições às vezes podem ser essenciais ao testemunho profético.

Estas várias posições, inclusive as intermediárias, apelam para justificativas bíblicas e teológicas e o fazem publicamente através de publicações. De fato, é exatamente o fato de que buscamos fundamentação bíblica que cria a unidade entre nós. A fé na absoluta confiabilidade da Palavra de Deus é considerada como essencial à nossa posição teológica.

Mais uma observação pode ilustrar tanto nossa diversidade como unidade teológica com relação ao movimento “Evangélico". David Bosch menciona pelo menos seis "tipos" básicos de evangélicos:

Novos Evangélicos" (por exemplo, Billy Graham) que tentam unificar todos os evangélicos;
Evangélicos Separatistas" (por exemplo, Carl Melntire e o Concílio Internacional de Igrejas Cristãs);
Evangélicos por Confissão" (por exemplo, Peter Beyerhaus);
Evangélicos Pentecostais e Carismáticos;
Evangélicos Radicais" (por exemplo, Samuel Escobar, René Padilha, e Orlando  Costa);
Evangélicos Ecumênicos (por exemplo. John Stott, Festo Kivengere, Arthur Glasser).

 

Na diretoria e no corpo docente da ORDEM NAZARENA temos simpatizantes de todos os grupos mencionados, com exceção da metodologia empregada pelo grupo dois (Evangélicos Separatistas).

Contudo, nossa preocupação comum principal é a preparação de servos fiéis para a seara do Senhor, especialmente em ministérios de evangelização do mundo.

CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CURSOS AFINS

Nosso corpo docente é formado por Professores de alto nível acadêmico e espiritual.

PERÍODOS INTENSIVOS

Os alunos não residentes na sede da Ordem Nazarena, matriculados nos cursos livres de formação, normalmente assistem às aulas de um modulo num período intensivo uma vez ao mês. Outras tarefas, leituras, ensaios, pesquisas e trabalhos de conclusão de curso, serão realizados durante o mês seguinte. Um módulo intensivo tem duração de 30 dias. Espera-se a permanência integral do aluno a cada encontro.

CUSTO DA ESCOLA

A ORDEM NAZARENA oferece bolsas para cobrir parcialmente as taxas escolares, em caso de comprovada necessidade. Formulários e informações sobre o pedido de bolsas podem ser adquiridos através da secretaria. O montante total poderá ser pago à vista, com 5% (cinco porcento) de desconto, ou mensalmente a cada encontro via boleto ou deposito bancario.


PROGRAMA DE TREINAMENTO DE ASSESSORES FAMILIARES


Além dos cursos oferecidos pela sua ESCOLA DE TEOLOGIA E FILOSOFIA, para formação sacerdotal, orientamos nossos seminaristas/acadêmicos a continuidade de sua formação em uma Faculdade de Teologia reconhecida pelo MEC, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 063/2004. ORDEM NAZARENA também está oferecendo o Programa de Treinamento de Assessores Familiares, a profissionais das ciências humanas e da saúde, sacerdotes/pastores, líderes eclesiásticos, aspirantes ao ministério e outras pessoas interessadas na capacitação necessária para levar a cabo um trabalho eficiente com famílias.


Este programa. Onde combina a seriedade acadêmica com o enfoque bíblico e a preocupação pastoral. Requer 500 horas de trabalho, equivalente a um ano de estudos (com média de 10 horas de dedicação semanal), permitindo períodos mais longos para quem necessita. Conta com uma série de textos autodidáticos, estudos programados, áudio e videoconferências, avaliações periódicas e supervisão em Assessoramento Familiar a nível educativo e clínico.


O programa é composto de três níveis: cognoscitivo (disciplinas básicas), vivencial (workshops) e de supervisão (acompanhamento de casos). As aulas e os trabalhos vivenciados serão dados em três períodos intensivos a combinar. Cada período intensivo é composto de duas disciplinas teóricas de 20 horas de aula cada, e uma disciplina vivencial de oito horas.


O custo de cada disciplina incluem as despesas de apostilas e administrativas , a ORDEM NAZARENA não dispõe de bolsas para este programa.


Pedidos de matrícula devem ser dirigidos à Secretaria da ORDEM NAZARENA, acompanhados dos seguintes documentos, para alunos regulares: I) documento comprobatório de conclusão ali matrícula no curso universitário com cópia do histórico escolar; ou certificado de conclusão de Instituto Bíblico ou equivalente com cópia do histórico escolar do curso feito e documento comprobatório de conclusão de segundo grau; 2) carta de autoridade eclesiástica à qual está sujeito o candidato com as seguintes informações: evidência de caráter cristã, plena comunhão com sua igreja, apoio moral e/ou financeiro da igreja de origem, atestado médico de sanidade física e mental.

 

Início | Pós-Graduação | Pólos pelo Brasil | Inscreva-se | Fale Conosco

 

Copyright © 2011 ESEA Especialização e Estudos Avançados  |  by logo_viasistemas