Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho

O Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho capacita o enfermeiro para o desempenho na área de Saúde Ocupacional, apoiado em princípios éticos e legais, com funções específicas de promoção, prevenção, manutenção, controle e reabilitação da saúde do trabalhador. Proporciona também o conhecimento da estrutura biopsicossocial do trabalhador, seu ambiente, condições de trabalho, além da legislação ocupacional e das políticas de saúde pública.

Objetivos: Suprir as necessidades por recursos humanos qualificados para assistência de enfermagem, dentro de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, com base na análise e reflexão dos Programas de Saúde propostos pelo Ministério da Saúde e nas exigências legais estabelecidas para a prática profissional do Enfermeiro especializado em Enfermagem do Trabalho.

Empregar os programas de qualidade total no programa de promoção e proteção da saúde do trabalhador. Desempenhar funções especificas junto as empresas de acordo com a portaria ministerial N° 3214178, reconhecer a importância da assistência de enfermagem especializada no atendimento ao trabalhador. Participar dos programas de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, identificar as necessidades do trabalhador na esfera bio-psico-social e espiritual.

Áreas de atuação:
Indústrias, empresas, escolas, hospitais, centros de pesquisa, gerenciamento e auditoria.

Diferenciais do curso:
O curso ocupa uma posição extremamente privilegiada no mercado, pois forma enfermeiros do trabalho há mais de duas décadas, destacando-se assim entre os demais cursos existentes. Sua matriz curricular é moderna e atualizada, e o corpo docente é qualificado e titulado. Além disso, o curso fornece parte do material didático aos alunos.

Público Alvo: Enfermeiros com interesse na formação de Enfermeiros do Trabalho e que desejem ampliar suas competências na área de Saúde Ocupacional, habilitados à assistência de enfermagem na saúde do trabalhador. Tem também a intenção de promover o interesse ao ensino e à pesquisa de modo que estes sejam ferramentas para transformação da realidade em que são praticados.Outros interessados de áreas afins.

Carga Horária: 480 horas aulas
 

Estrutura Currícular

1. Metodologia do Trabalho Científico.
2. Introdução à Saúde Ocupacional; Epidemiologia Ocupacional; Doenças Ocupacionais.
3. Psicologia Ocupacional.
4. Saneamento do Meio e Saúde Ambiental.
5. Higiene e Segurança do Trabalho.
6. Fisiologia do Trabalho.
7. Toxicologia Ocupacional.
8. Educação em Saúde Ocupacional.
9. Ergonomia; Bioética e Bioestatística.
10. Legislação do Trabalho; Gerenciamento de Serviços de Saúde do Trabalhador.
11.  Assistência de Enfermagem do Trabalho.
12. Docência do Ensino Superior

Certificado: em nível de especialização em “Enfermagem do Trabalho”.

 

Início | Pós-Graduação | Pólos pelo Brasil | Inscreva-se | Fale Conosco

 

Copyright © 2011 ESEA Especialização e Estudos Avançados  |  by logo_viasistemas