Gestão, Orientação e Supervisão Escolar

Objetivo

Apresentar aos profissionais que atuam na área de Educação os conceitos relacionados orientação, supervisão e gestão escolar, assim como os métodos atuais para o atendimento a alunos de diversos tipos de deficiências visando o desenvolvimento cognitivo através do lúdico e também do envolvimento familiar e da comunidade.

Público Alvo

Profissionais Graduados em qualquer área da Educação, tais como: professores, coordenadores, supervisores e  diretores que desejem atuar ou expandir seus conhecimentos na gestão, orientação e supervisão escolar.

Módulos Específicos

1- Fundamentação Geral – 60h
2- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – 60h
3- Fundamentos da Orientação Educacional – 60h
4- Princípios e Métodos da Gestão Escolar – 60h
5- Princípios e Métodos da Supervisão Escolar – 60h
6- Educação Inclusiva – 60h

Observações: A Matriz Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Informações Gerais

Duração e carga Horária

A duração mínima do curso é de 12 meses e a carga horária de 360 horas.

Corpo Docente

Especialistas, Mestres e Doutores com notória experiência profissional.

Informações, esclarecimentos e inscrições liguem: (063) 3415-5000 |  3414-1853

Currículo Comum

O Currículo Comum para todas as áreas da educação é composto por duas (2) disciplinas básicas:

I -Metodologia do Trabalho Científico – 60 h
II -Metodologia do ensino superior – 60 h

I - Metodologia do Trabalho Científico

Ementa: Produção do conhecimento e ética. A Sociedade da informação: a ciência e a democratização do saber; Ambientes de aprendizagem e tecnologia educacional; A Pesquisa científica; Metodologia da pesquisa científica; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: Metodologia; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos. Gestão das informações. Referências bibliográficas; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas. Produção de textos didático-científicos.

Bibliografia base:

AZEVEDO, Israel Belo de. O Prazer da Produção Científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. 4. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1996.
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
FERRETI, Celso João et al.(Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
MCGARRY, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal. 2002.

II - Metodologia do Ensino Superior

Ementa: Contextualização da didática. Pedagogia e Didática na Educação Superior. Retrospectiva histórica da Didática. A reconstrução histórica da didática no Brasil. A formação profissional do Professor de Nível Superior. O perfil do professor e do aluno universitário. O Processo de Ensino. Componentes do Processo de Ensino. O Planejamento na Educação Superior e seus componentes: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. Relações e Dinâmicas entre professor e aluno no Ensino Superior. Docência no ensino Superior: repensando a aula universitária.

Bibliografia base:

ABREU, Maria Célia de; MASETTO, Marcos Tarciso. O professor Universitário em Aula. São Paulo: MG Ed. Associados, 1990.
Antunes, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
GARCIA, Maria Manuela Alvez. A Didática no Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 1994.
GODOY, Arilda Schimidt. Didática para o Ensino Superior. São Paulo: Iglu, 1988.
MOREIRA, Daniel A. (org). Didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. Volume I. São Paulo: Cortez, 2002.
SGUISSARDI, Valdemar (org). Educação Superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
TEODORO, António; VASCONCELOS, Maria Lúcia. Ensinar e aprender no Ensino Superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ª ed. São Paulo: Editora Mackenzie; Cortez, 2005.

Tabela de Preços

AREA CURSO VALOR
VALOR COM DESCONTO

 EDUCAÇÃO 

GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

PEDAGOGIA HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO 18 X - R$ 167,00 40% = 18 X - R$ 100,00
15 X - R$ 200,00 40% = 15 X - R$ 120,00
12 X - R$ 250,00 40% = 12 X - R$ 150,00
2ª PÓS-GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO  PÓS-GRADUAÇÃO 12 X - R$ 100,00 XXXX

DIREITO

NEGÓCIOS:ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS DO TRÂNSITO

TURISMO

SAÚDE

PÓS-GRADUAÇÃO 13 X - R$ 390,00 50% = 13 X - R$ 195,00

FILOSOFIA

TEOLOGIA

MISSÕES 

CURSO LIVRE 24 X - R$ 160,00 50% = 24 X - R$ 80,00
IDIOMAS (INGLES/ESPANHOL) CURSO LIVRE 7 X - R$ 160,0 50% = 7 X - R$ 80,00

LIBRAS

BRAILE

CURSO LIVRE 12 X - R$ 200,00 50% = 12 X - R$ 100,00

 

 

Início | Pós-Graduação | Pólos pelo Brasil | Inscreva-se | Fale Conosco

 

Copyright © 2011 ESEA Especialização e Estudos Avançados  |  by logo_viasistemas